Iluminação Industrial: 5 Dicas para não ter problemas

Iluminação Industrial de Led

A iluminação industrial deve ser feita levando em consideração as características e peculiaridades de cada ambiente industrial.

Visto isso, são inúmeras as possibilidades de equipamentos e tipos de iluminação. Entretanto, existem alguns cuidados que precisam ser tomados para ter uma iluminação bem-sucedida.

Um ambiente industrial iluminado de forma inadequada aumenta consideravelmente a possibilidade de acidentes de trabalho, além de reduzir a produtividade e aumentar.

Outro problema recorrente da iluminação industrial inadequada é o alto consumo de energia elétrica. Uma infraestrutura incorreta pode levar a grandes desperdícios de energia, isso pode aumentar custos não previstos para a indústria pertinente.

Sabendo disso, preparei este artigo com dicas para você não ter nenhum problema com a iluminação do ambiente industrial. Além disso separei algumas vantagens que uma boa iluminação pode garantir ao seu negócio.

Vantagens de uma boa iluminação industrial

Implementar a iluminação adequada em uma indústria pode até representar um custo inicial maior, entretanto os benefícios são inúmeros e garantem uma boa relação custo e benefícios ao longo dos anos.

Veja as principais vantagens:

  • Aumento da produtividade no ambiente de trabalho;
  • Conforto visual no ambiente de trabalho;
  • Maior segurança e prevenção a acidentes de trabalho;
  • Maior segurança contra incêndios devido a qualidade da infraestrutura;
  • Economia de energia elétrica durante a utilização;
  • Redução da manutenção na infraestrutura e luminárias;
  • Redução de custos a médio e longo prazo;
  • Colabora com uma indústria mais eficiente e consequentemente uma produção mais limpa e com menor impacto ambiental.

5 Dicas para não ter problemas com a sua iluminação

1 – Faça um bom projeto elétrico:

A primeira dica para você não ter problemas com a iluminação do seu ambiente industrial é contratar um bom projeto elétrico.

Para isto, certifique-se que o projetista tenha experiência na área e capacidade para elaborar um projeto que seja econômico e eficiente para você. Você pode verificar esta experiência com projetos anteriores e visitando obras que o profissional participou.

Outro ponto importante é seguir todas as normas e exigências vigentes quanto à iluminação industrial. O projeto deve ser elaborado de acordo com estas normas e aprovado nas concessionárias locais de distribuição de energia.

2 – Escolha os equipamentos pensando no longo prazo:

Uma característica importante do setor industrial é que uma indústria é construída em determinado local para ter uma operação de longo prazo. Dificilmente um empreendimento industrial é construído para operar somente em curto prazo.

Neste caso é importante que você escolha equipamentos (como luminárias) que possam reduzir os custos de operação. Mesmo que estes equipamentos onerem seu investimento inicial, um bom exemplo são as lâmpadas de LED.

Faça sempre a conta do que será melhor para sua indústria, verifique a possibilidade de redução no consumo de energia no longo prazo e a redução com manutenção e troca de equipamentos.

3 – Pense na utilização do ambiente:

A terceira dica sobre a iluminação do seu ambiente industrial é qual será o tipo de utilização que ele terá.

Por exemplo, é importante verificar se haverá obstruções para a luminosidade e o que realmente precisa estar bem iluminado. Em galpões de estoque por exemplo existe muita obstrução de iluminação e em muitos casos é necessário iluminar muito bem as embalagens para facilitar a operação.

Você deve avaliar a necessidade iluminar muito bem áreas específicas do ambiente, como piso, teto, equipamentos específicos, áreas de circulação de veículos de carga ou saídas de emergência.

A utilização do ambiente também será importante para indicar o nível de luminosidade do ambiente, a intensidade da luz é importante para definir o tipo de iluminação e o equipamento mais adequado para o ambiente.

4 – Pense nos locais de difícil acesso:

Em uma indústria existem locais que são pouco frequentados e possuem um difícil acesso.

São geralmente locais para manutenção de equipamentos específicos, passagem de tubulações ou até mesmo salas e ambientes técnicos.

Estes locais merecem atenção, visto que muitos deles são áreas onde os profissionais da indústria estão expostos a maiores riscos que outros ambientes convencionais da indústria.

A iluminação deve ser bem planejada para que garanta segurança e luminosidade adequada para o trabalho.

5 – Não economize quanto o assunto é segurança:

A iluminação industrial é um dos pontos mais importantes para prevenir acidentes de trabalho e qualquer outro tipo de imprevisto em uma indústria.

É importante não economizar quando o assunto é segurança. Investir em uma boa instalação elétrica garante um ambiente propício à produtividade e com o devido conforto para o trabalho dos funcionários.

Além disso, é um investimento que você com certeza irá recuperar ao longo dos anos.

A iluminação industrial é essencial para que você tenha tranquilidade em sua indústria. Por isso, escolha um bom profissional para elaborar seu projeto e não economize na compra dos equipamentos corretos.

Você ganha em produtividade e segurança quando utiliza uma iluminação adequada na sua indústria.

WhatsApp chat